Ex-Grêmio surpreende e afirma que irá se aposentar em breve

O ciclo como jogador de futebol de Rafinha, lateral-direito que já atuou pelo Grêmio, está chegando ao fim. Na última segunda-feira (28), após o sorteio que definiram os mandos de campo da final da Copa do Brasil, o jogador abordou nas entrelinhas a possibilidade de pendurar as chuteiras em 2024, ou seja, descartando uma aposentadoria no final do ano.

No São Paulo — finalista da Copa do Brasil 2023 — desde o ano passado, Rafinha disse, “É complicado, estou começando a me preparar. Não está longe, não vou mentir. É quase certeza que no ano que vem vou me entregar, descansar um pouco, curtir a vida. Mas ainda tem muita coisa pela frente. Quero desfrutar ao máximo“.

Rafinha vestiu a camisa do Grêmio em passado recente

O lateral-direito, natural de Londrina, se profissionalizou nos gramados com o Coritiba, onde atuou entre os anos de 2003 e 2005. Após dois anos no futebol nacional, foi para o Schalke 04, da Alemanha, entrando em campo 198 vezes e marcando 11 gols durante os cinco anos que atuou na equipe. Ainda na Bundesliga, entre os anos de 2011 e 2019, Rafinha vestiu a camisa do Bayern de Munique e conquistou diversos títulos com a equipe.

Após deixar o futebol alemão, voltou ao Brasil, para atuar por um ano no Flamengo, entrando em campo 46 vezes. Em 2020, voltou para Europa, mas para atuar no Olympiakos, da Grécia. Sua chegada no Grêmio se deu em 2021, vestindo a camisa do Imortal Tricolor em 43 partidas. No ano seguinte, assinou com o São Paulo e, desde que chegou ao Tricolor Paulista, foram 73 jogos e um gol marcado, até o momento.