Ex-Coritiba é punido por escândalo em aposta e torcidas enlouquecem

Ex-jogador do Coritiba confessou participação no escândalo de apostas esportivas. Na última quarta-feira (9), a Polícia Federal iniciou a segunda fase da operação chamada Jogada Ensaiada. A ação tem como objetivo conduzir mandados e apreensão dos grupos envolvidos com manipulação de resultados dos jogos de futebol, em benefício para as casas de aposta.

Segundo o jornal O Globo, o esquema de manipulação começou no ano passado, após denúncias no Campeonato Sergipano, porém, pouco depois, foi descoberto que esse plano já estava se espalhando em outros campeonatos estaduais e no próprio Campeonato Brasileiro. Nesse crime, já foram movimentados, aproximadamente, R$ 11 milhões.

Alef Manga, ex-Coritiba, confessou participação no esquema de manipulação

No mesmo dia em que a Polícia Federal iniciou a segunda fase da Jogada Ensaiada, Alef Manga, um dos investigados, prestou depoimento ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), diretamente do Chipre, onde está jogando atualmente.

O jogador revelou que conversou com Diego Porfírio, também investigado, informando que o ex-colega de time chamou ele para conversar sobre. Alef chegou a negar, mas posteriormente aceitou e recebeu a informação que o dinheiro seria depositado após o jogo.

“[…] Ao longo da semana, não depositaram o dinheiro na minha conta. Falei com o Porfírio que eu queria o contato do rapaz para saber o motivo de não terem depositado.”, disse Alef no depoimento ao STJD.

No mesmo relato, Manga chegou a dizer que se arrependeu de ter se envolvido no esquema de manipulação, “Eles começaram a insistir, depois no CT e no telefone, para que eu tomasse o amarelo contra o Corinthians, que o valor ia ser dobrado. Nesse caso eu falei que não queria fazer mais, estava muito arrependido pelo que fiz.”

Após a confissão, foi decidido por unanimidade a punição do ex-jogador do Coritiba: 360 dias de gancho (suspensão) e multa de R$ 30 mil.