Estudos de recuperação iniciam no próximo mês nas escolas do Rio Grande do Sul; Confira

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul iniciou na última quinta-feira (19), a mobilização para realização dos “Estudos de Recuperação” dos dias 8 a 17 de fevereiro nas escolas do estado. A iniciativa é uma oportunidade para estudantes recuperarem matérias e conteúdos que são necessários para o ano seguinte, permitindo aprovação caso alcance a nota necessária.

A medida se aplica á alunos que tiveram resultados abaixo da média anual ou que tiveram frequência menor que 75% no ano letivo de 2022. Em dezembro, estes estudantes receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, contendo todos os conteúdos necessários para estudar para o processo de recuperação. Confira mais detalhes abaixo.

Estudos de Recuperação estão em processo de planejamento

O cronograma da iniciativa aponta que os próximos passos para os estudos de recuperação ocorrem nos dias 27 a 31 de janeiro, quando ocorrerão encontros entre as equipes diretivas das escolas e as Coordenadorias de Educação responsáveis pelas suas regiões. O objetivo dos encontros é orientar á respeito das medidas que devem ser tomadas.

De 6 a 7 de fevereiro, data originalmente prevista para o início da ação, ocorrerá o processo de preparação das escolas para o começo das atividades, no dia 8 de fevereiro. De acordo com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, os Estudos de Recuperação são uma oportunidade de consolidar o aprendizado.

“As oportunidades na escola são as mais importantes da vida dos estudantes. É preciso um olhar diferenciado para cada um deles. O contexto da pandemia já criou uma redução das competências cognitivas e socioemocionais e se torna necessário avaliar os impactos sociais e socioeconômicos destes alunos no seu desenvolvimento pessoal e em seu futuro profissional”, afirmou Raquel.