Estudantes do RS são representantes do Brasil em grande evento internacional

Três estudantes do Rio Grande do Sul serão as representantes do Brasil em um grande evento científico internacional. Após serem premiadas na Mostratec, as três alunas de Novo Hamburgo viajarão para os Estados Unidos para a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

As alunas são Sofia Santos, de 18 anos, Helena Moschetta e Manuela Machado, ambas de 19 anos. Elas são estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Confira abaixo mais informações sobre o evento e os projetos de cada estudante.

Estudantes gaúchas desenvolvem projetos inovadores

A Regeneron ISEF ocorre entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, no estado do Texas. As estudantes foram selecionadas por seus resultados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada o maior evento para jovens pesquisadores da América Latina.

Sofia Santos, orientada por Sandro Auler, produziu um trabalho na área da saúde: ela desenvolveu uma válvula exalatória alternativa para respiradores mecânicos. Esta peça é essencial para o funcionamento dos equipamentos e a sua falta foi a causa para a desativação de milhares de respiradores durante o período da pandemia da covid-19.

O projeto da pesquisadora traz uma alternativa com materiais biodegradáveis e esterilizáveis, produzidos com impressora 3D — em menos tempo e com redução de custos em 90%.

O outro projeto aprovado é de autoria das alunas Helena Moschetta e Manuela Machado, orientadas por Schana Andrea da Silva. Elas desenvolveram um material capaz de absorver elementos contaminantes e nocivos da água, como óleo de cozinha.

O item é produzido à base de grafeno e pode ser usado para substituir outros métodos usados para tratamento de água, como carvão ativado. Além disso, o material também atende aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Imagem: Reprodução / Ascom Fundação Liberato