Estudante gaúcha recebe prêmio em evento internacional

Em Mahdia, Tunísia, a estudante do curso de eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Stephanie Staub, recebeu a medalha de ouro no International Festival of Engineering Science and Technology. O evento aconteceu na última terça-feira (21).

Natural de Novo Hamburgo, a jovem de 19 anos participou do evento ‘2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas.

Com orientação da professora Deise Margô Muller, o projeto utiliza o princípio da radiofrequência. O auxílio na localização de bombeiros em escombros de forma agil, utiliza código nos equipamento que leem o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos. A partir disso, há a sinalização da distância entre os aparelhos.

Stephanie ainda ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados na feira. O estopim para a ideia foi o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em julho de 2021. Na ocasião, dois bombeiros desapareceram nos escombros e não sobreviveram.

O Prêmio Killing de Tecnologia foi o intermediador responsável pela participação da jovem na feira.