Este homem descobriu um tesouro escondido no Paraná

Em um sábado do 31 de janeiro de 1542, um homem sortudo encontrou um dos melhores tesouros escondidos no Paraná, assim, sendo o primeiro homem branco a avistar a preciosidade que são as Cataratas do Iguaçu. O conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, registrou sua passagem pelo atual ponto visitado por diversos turistas, que antes era habitado por indígenas da etnia Guarani.

Os espanhóis encontraram a região, até então desconhecida, quando desembarcaram na ilha de Santa Catarina, no Brasil, com 250 homens e 26 cavalos, para alcançar a cidade de Assunção. Ao percorrer o Caminho de Peabiru, os viajantes descobriram as cataratas do Iguaçu.

A partir da descoberta desse “tesouro”, os espanhóis instalaram-se na cidade, assim reorganizando o governo e organizando. uma expedição à serra da Prata, na região de Potosí, na Bolívia.

Álvar Núñez Cabeza de Vaca nasceu em 1490, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Em 1555 publicou o livro “Naufrágios e Comentários”, descrevendo suas vivencias. Em 1560 morreu na Espanha.

Confira algumas curiosidades sobre o “tesouro” do Paraná

Segundo uma lenda indígena antiga, as Cataratas do Iguaçu surgiram quando um deus em forma de cobra, o M’boy, desejava se casar com a índia Naipi. Entretanto, para sua tristeza, no dia do casamento a moça fugiu em uma canoa com seu amante Tarobá, um guerreiro.

Ao se sentir traído, o deus cortou o rio, assim criando as cataratas e condenando os amantes a uma queda eterna.

Sendo criada por meio de poderes ou não, é fato que as Cataratas do Iguaçu são surpreendentemente belas. Por esse motivo, atraem centenas de turistas anualmente.

Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram classificadas como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Na mesma data, é comemorado o CataratasDay, um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região.