Estas são as piores e melhores rodovias do Brasil, de acordo com novo estudo

A hora de pegar a estrada e deixar o cenário urbano para trás é sempre empolgante. No entanto, o prazer de dirigir pode rapidamente se transformar em frustração quando encontramos vias em má condição. Recentemente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) destacou um novo estudo que revela um panorama complexo do estado das rodovias brasileiras.

O relatório anual produzido pela CNT avaliou segmentos significativos da malha rodoviária, contabilizando mais de 11 mil quilômetros. Esse estudo considerou fatores cruciais como a qualidade do pavimento, a eficácia da sinalização e a geometria das vias para determinar quais são as melhores e piores rodovias do país.

Quais são as melhores rodovias brasileiras?

Entre as estradas que oferecem excelentes condições de tráfego, a RJ-124, ligando Rio Bonito a São Pedro da Aldeia no Rio de Janeiro, foi eleita a melhor rodovia do país. Outras estradas paulistas, como a SP-270 e a SP-225, também figuram no topo da lista, proporcionando experiências de condução seguras e agradáveis. Destaca-se também a BR-153, que atende aos viajantes entre Aliança do Tocantins e Talismã, mostrando a eficiência das rodovias sob gestão privada. Veja a lista das 10 melhores:

  • RJ-124 – Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
  • SP-270 – Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
  • SP-225 – Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  • BR-153 – Aliança do Tocantins a Talismã (TO)
  • SP-463 – Ouroeste a Clementina (SP)
  • SP-320 – Rubinéia a Mirassol (SP)
  • BR-080 – Vila Propício a Padre Bernardo (GO)
  • SP-191 – Mogi Mirim a São Pedro (SP)
  • BR-364 – Jataí a São Simão (GO)
  • BR-493 – Itaboraí a Itaguaí (RJ)

Quais rodovias foram classificadas entre as piores do país?

Infelizmente, nem todas as estradas oferecem uma boa experiência. A AM-010, que conecta Manaus a Itacoatiara no Amazonas, foi considerada a pior do Brasil. Outras vias, como a PB-400 e a BR-364, em sua extensão no Acre, também apresentam condições lamentáveis, comprometendo a segurança dos motoristas que por elas transitam. Veja a lista das 10 piores:

  • AM-010 – Manaus a Itacoatiara (AM)
  • PB-400 – Cajazeiras a Conceição (PB)
  • BR-364 – Cruzeiro do Sul a Acrelândia (AC)
  • PE-096 – Palmares a Barreiros (PE)
  • MA-106 – Governador Nunes Freire a Alcântara (MA)
  • PE-126 – Palmares a Quipapá (PE)
  • AC-010 – Porto Acre a Rio Branco (AC)
  • AP-010 – Macapá a Mazagão (AP)
  • PA-263 – Goianésia do Pará a Tucuruí (PA)
  • BR-174 – Presidente Figueiredo a Borba (AM)

Diversas dessas rodovias enfrentam problemas como buracos, falta de sinalização adequada e até questões mais graves como pontes em condições precárias. Isso mostra o enorme desafio que ainda existe para a infraestrutura viária em muitas áreas do país.

Além de revelar as melhores e piores viações, a análise da CNT também indicou que cerca de 67,5% da malha pavimentada nacional está em estado regular, ruim ou péssimo, incluindo diversos pontos críticos como erosões e quedas de barreira.