Estado do Sul tem 2° maior saldo de empregos do país

Novos dados revelam que estado do Sul possui o 2º maior saldo de empregos em todo o país. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira (30) revela que Santa Catarina foi o segundo colocado no ranking, com 36.026 vagas ocupadas.

Santa Catarina gerou mais de 18 mil vagas em janeiro e avançou com 19 mil novos postos de trabalho em fevereiro. O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que registrou 83.597 vagas. Confira abaixo mais informações sobre o levantamento.

Governador de Santa Catarina comemora avanço em empregos

O governador Jorginho Melo comemorou o resultado, declarando que o estado está compromissado em atrair ainda mais oportunidades. “Santa Catarina é um estado diferenciado, que oferece segurança para os investimentos e que tem compromisso com o trabalho. Nós vamos atuar fortemente para trazer mais empresas e investimentos”, afirmou.

Os dados do Caged revelaram também quais municípios mais geraram empregos em SC: as cidades industriais foram as lideranças em vagas em 2023, com Joinville liderando a lista, seguida por Itajaí, Jaguará do Sul e Blumenau.

O setor industrial aparece no levantamento como o maior gerador de postos de trabalho do primeiro bimestre de 2023, em especial o setor Têxtil, Confecção, Couro e Calçados. Ao todo, foram 20.587 novas vagas geradas, sendo 5.565 na fabricação de calçados. Em segundo lugar, fica a área da construção, com 5.512 cargos formais.

Houve também um destaque para o setor da agroindústria, colocando cidades do Oeste, Meio-Oeste e da Serra na lista. Chapecó se destacou em primeiro lugar, com 1.428 vagas. Fraiburgo (1.333) e São Joaquim (1.210) completam o pódio.

Os ganhos de Santa Catarina representam uma recuperação do estado depois de um final de ano desacelerado em termos de empregos. Em novembro e dezembro de 2022, foram 30,8 mil posições fechadas. Os fatores considerados essenciais para a melhora do quadro do estado foram a diversificação da produção e boas relações internacionais.