Essa cidade de SC é o paraíso para idosos: veja o motivo

De acordo com o Índice de Longevidade (IDC) 2023, sete das 10 melhores cidades pequenas para envelhecer no Brasil, estão em Santa Catarina (SC). A líder da lista é Peritiba, que faz parte da categoria de municípios com até 34 mil habitantes.

No ranking, as 5.570 cidades brasileiras foram divididas entre pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes. Além de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul também se destaca entre os menores municípios.

Peritiba, que conta com a 33ª maior população de idosos do país, se destacou na dimensão Saúde, com nota de 86,15. A cidade é a 28ª com o maior número de leitos e a 56ª com o maior número de procedimentos hospitalares. Além dela, também aparecem no ranking as catarinenses Lajeado Grande, Tunápolis, Lacerdópolis, Arroio Trinta, São Martinho e Caxambu do Sul.

SC também é destaque no top 10 de melhores cidades grandes para envelhecer do país

Além de aparecer entre os menores municípios, Santa Catarina também completa o top 10 de melhores cidades grandes para envelhecer, com a capital Florianópolis e Balneário Camboriú, que estão em quarto e oitavo lugar, respectivamente.

A lista é liderada por São Caetano do Sul, em São Paulo. Além dela e das catarinenses, também aparecem os municípios de Vitória (ES), Santos (SP), Curitiba (PR), Botucatu (SP), Jundiaí (SP), Londrina (PR) e Marília (SP).

Entre os municípios médios, estão São Lourenço (MG), Gramado (RS), São Miguel do Oeste (SC), Adamantina (SP), Concórdia (SC), entre outras cidades.

Índice de Longevidade 2023

Ao todo, o Índice de Longevidade leva em conta três variáveis para definir seus rankings: Economia, Socioambiental e Saúde. Em cada grupo, são analisados 23 indicadores. Os dados foram coletados em órgãos públicos, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.

Imagem: Freepik