Espécie considerada extinta é vista em cidade de SC

Em setembro de 2023, as câmeras do projeto Faunativa Criciumense flagraram um animal de uma espécie mamífera considerada extinta há anos em Criciúma, em Santa Catarina. As informações são do portal ND+.

Os registros do veado-catingueiro, o animal em questão, surpreenderam a Diretoria Municipal do Meio Ambiente. “Eu, definitivamente, não esperava ter registro dessa espécie em Criciúma. De todas as que foram extintas nas últimas décadas no município, a que eu menos esperava era o lindo veado-catingueiro”, disse o biólogo do Diretoria Municipal do Meio Ambiente, Vitor Bastos.

Características da espécie registrada em Criciúma

Tendo como principais fontes de alimento as frutas, sementes, brotos e flores, o veado-catingueiro pesa em torno de 20 kg e é capaz de percorrer até 80 quilômetros em algumas semanas. A coloração de sua pelagem pode variar (marrom ou acinzentada). Normalmente, esse animal tem hábitos diurnos e noturnos e costuma andar sozinho, se reunindo com outros apenas para acasalar.

Fatores como a perda do habitat e a caça estão entre as principais causas da redução populacional, que estaria levando o veado-catingueiro rumo à extinção.

De acordo com Bastos, esse mamífero pode, neste momento, estar em locais como Treviso ou Siderópolis. O biólogo também enfatiza a importância dos corredores ecológicos, que podem fazer com que animais consigam se deslocar entre os municípios de forma segura, assim, aparecendo mais vezes no Sul de Santa Catarina.

Veado-catingueiro é resgatado em Minas Gerais

Não é só em Santa Catarina que o veado-catingueiro tem dado às caras. No último domingo (29), um animal dessa espécie foi capturado pelo Corpo de Bombeiros perto de uma casa no bairro Morado do Parque, em Montes Claros.

De acordo com a corporação, o animal estava com um ferimento na parte traseira. Até o momento, não há informações sobre como o machucado foi causado. Após resgatá-lo, os militares o levaram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Imagem: Vitor Bastos/Faunativa Criciumense/ND