Especialistas alertam que parte de cidade do RS pode sumir

Uma pesquisa conduzida pela Climate Central, em parceria com a Universidade Princeton (Estados Unidos) e com o Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto do Clima (Alemanha), divulgada na revista Environmental Research Letters, revelou que algumas áreas podem sumir com o passar dos anos, inclusive de uma cidade do RS.

De acordo com o estudo, caso o aquecimento global não pare de aumentar, a região do Elevador Lacerda em Salvador, a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos a região do Farol do Mucuripe no Ceará, podem sumir em meio aos alagamentos decorrentes do aumento do nível dos oceanos.

O estudo ainda revela que, só no Brasil, sete cidades podem sumir. Descubra quais são.

Saiba quais cidades do Brasil podem sumir devido ao aquecimento global

Salvador – região do Elevador Lacerda

De acordo com a pesquisa, o aumento de 1,5 ° C já pode fazer com que o mar avance sobre parte do Centro da cidade e outros bairros da Cidade Baixa. Caso a temperatura sofra um aumento de 3° C, toda a área onde fica o Mercado Modelo seguindo até a frente do Elevador Lacerda seria alagada.

Recife – região da Casa Amarela

Caso ocorra aumento de 1,5° C, há riscos de que o nível do Rio Capibaribe aumente. Se o aumento for de 3° C, a maioria das ruas e avenidas da cidade seriam tomadas pela água.

Fortaleza – região do Farol do Mucuripe

1,5° C a mais terá o poder de cobrir as praias do Futuro e do Titanzinho. Já com o aumento de 3º C, o Farol do Mucuripe seria uma das únicas estruturas que não seria afetada pelo alagamento.

Porto Alegre – região da Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro, localizada na capital gaúcha, também seria uma das áreas afetadas pelo aumento da temperatura.

Rio de Janeiro – região da Estação Botafogo

O aumento de 1,5° C na temperatura não faria tantos estragos, mas com 3° C a mais todo o bairro se tornaria água.

Santos – Ponta da Praia

Santos, uma das áreas mais procuradas de São Paulo, pode ser totalmente invadida pela água, caso ocorra o aumento na temperatura.

São Luís

Locais como o Palácio dos Leões, a Avenida Beira Mar, o bairro da Praia Grande e o lado do São Francisco até o Jaracati, podem ser afetados drasticamente pelo aumento na temperatura.