Especialista faz alerta sobre alimentos perigosos para a saúde mental

Os famosos fast foods têm conquistado cada vez mais os brasileiros, já que os mesmos prezam pela praticidade e por alimentos que saciam. Apesar de serem consideradas deliciosas por muitos, essas refeições podem afetar gravemente a saúde mental e física das pessoas.

Durante entrevista à coluna Cláudia Meireles, a nutróloga Vânia Assaly revelou que ingerir os famosos fast foods e alimentos empacotados como o macarrão instantâneo, por exemplo, pode afetar a memória, o humor e causar estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Isso porque, esses alimentos têm poucos nutrientes, o que atrapalha no bom funcionamento cerebral.

A especialista também alerta que o excesso desses alimentos “irá trazer consequências na síntese de neurotransmissores, alterando os níveis de serotonina, dopamina, histamina e, por fim, origina o desequilíbrio inflamatório, conhecido como neuroinflamação”.

Apesar de muitos indivíduos estarem sendo “movidos” pelo fast food, os alimentos saudáveis ainda existem e têm papel importante no bom funcionamento do corpo. “Uma nutrição balanceada com boas fontes de vitaminas, minerais, aminoácidos e de gordura poliinsaturadas da série ômega 3 (sementes, oleaginosas e peixes) e monoinsaturadas da série ômega 9 (presente no azeite) irá reduzir o estado inflamatório”, diz a especialista.

Confira alguns dos alimentos que devem ser evitados para preservar a saúde mental

Energéticos

Devido a sua praticidade, e até mesmo pelo sabor, diversas pessoas têm optado por um copo de energético do que uma boa noite de sono.

Além de conter açúcar em excesso, uma lata de energético equivale a mais de dois copos de café, o que é prejudicial a saúde, já que quando grandes quantidades de cafeína entram em contato com o corpo, o mesmo passa a apresentar os mesmos sintomas de ansiedade, como o aumento da pressão e da frequência cardíaca.

Doce

Os alimentos que contém excesso de açúcar muitas vezes são utilizados como refúgio pelas pessoas, após as mesmas passarem por situações estressantes. Apesar de proporcionar alívio imediato, o açúcar pode contribuir para o aumento do hormônio do estresse, o que faz com que a pessoa procure por mais doces, e consequentemente, exagere na quantidade recomendada.

Batata frita

Além de ser pura fonte de carboidrato e conter alto teor de gordura, a famosa batata frita pode aumentar o estresse e a pressão dos indivíduos, devido ao sódio presente no alimento.