Escola do bairro Menino Deus está sem luz desde o início do mês por conta desse motivo

Cerca de mil alunos da Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt do bairro Menino Deus em Porto Alegre estão com aulas parciais ou remotas devido à falta de luz na instituição. 

O problema acontece desde o dia 5 de setembro, em razão do furto de cabos de energia elétrica ocorrido no local.

Segundo a escola, em comunicado divulgado nas redes sociais, as atividades seriam retomadas em caráter emergencial a partir do dia 8 de setembro. Deste então os alunos do primeiro ao quinto ano têm aulas presenciais em horários reduzidos. No turno da manhã as aulas são realizadas das 8 horas às 11 horas, já na tarde os alunos estudam das 13h30 às 16h30. Alunos do sexto ao nono ano estão estudando por meio de atividades remotas na plataforma Google Classroom.

O diretor da E.E.E.B. Presidente Roosevelt, Márcio Freitas, e a vice-diretora Vanisse Coste contaram que pais, alunos e professores estão passando por dificuldades nos últimos dias. De acordo com Márcio, durante cinco dias seguidos a escola foi arrombada e teve cabos furtados entre 1º e 5 de setembro. A invasão do dia 5 consolidou a situação da instituição de ensino, fazendo com que todas as luzes se apagassem. Os criminosos levaram oito cabos de cobre que eram fundamentais para o funcionamento da rede elétrica da escola. 

O Governo do Rio Grande do Sul e a Coordenadoria Regional de Educação já foram alertados sobre o caso. A Secretaria de Obras e Habitação do Estado esteve, nessa terça-feira (13), no local para avaliar os danos causados pelos furtos. 

O diretor da instituição disse que o governo ainda não deu um prazo para conserto da rede elétrica. 

A Polícia Civil de Porto Alegre prendeu, em flagrante, um dos envolvidos nos furtos na madrugada do dia 5, mas este acabou solto no dia seguinte. 

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) emite nota sobre falta de luz em escola

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) comentou a situação da instituição com a seguinte nota: 

“Em relação à Escola Presidente Roosevelt, de Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que a reforma da rede elétrica, devido ao furto dos fios, ocorrerá por meio da verba de Autonomia Financeira, valor que é repassado mensalmente às escolas. Neste momento, a equipe diretiva está realizando a tomada de preços para execução do serviço. As aulas acontecem no formato remoto e presencial.”