Escapou da falência? Famosa empresa do RS tem recuperação judicial encerrada pela Justiça

Neste sábado (11), uma das empresas mais populares do Rio Grande do Sul, a Paquetá Calçados, teve seu processo de recuperação judicial encerrado com a publicação do juiz Alexandre Kosby Boeira. O empreendimento lutava para pagar suas dívidas desde junho de 2019.

A Paquetá protocolou a primeira versão do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) em agosto de 2019. Na época, alguns credores contestaram o pedido. A versão final foi aprovada somente em junho de 2021, em assembleia. No final do processo, a empresa quitou um valor total de R$ 7,37 milhões.

Paquetá deve enfrentar dificuldades após o fim da recuperação judicial

Na decisão, foi determinado que a partir de agora, o negócio volta a atuar no mercado “sem o rótulo de sociedade em ‘recuperação judicial'”. Apesar disso, o magistrado não deixa de reconhecer as dificuldades que ainda devem ser enfrentadas:

“Não se está a olvidar das dificuldades que a recuperanda suportará ao voltar a atuar no mercado, sendo impensável supor que possa recuperar em breve período a mesma relevância de outrora ou ocupar a mesma fatia que detinha no mercado calçadista antes da crise suportada.

Para fins de superar a crise, a sociedade alienou grande parte de seu ativo não circulante, desfez-se da operação de varejo e ingressou em litígio com grande parcela de parceiros estratégicos do seu negócio. A Paquetá que sai do seu processo de recuperação judicial não é a mesma que nele ingressou. “, aponta o juiz Boeira.

Quais serão os próximos passos?

Atualmente, a empresa está analisando quais decisões tomar nos próximos dias. De acordo com informações do GZH, há chances de que ela peça uma nova recuperação, mas dessa vez, extrajudicial.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, Júlio Cavalheiro Neto, novas reuniões devem ser realizadas com a direção da empresa para tratar sobre outras dívidas. “Os demais procedimentos, sobre os débitos com os funcionários, vamos reunir com a direção da empresa a partir de amanhã (segunda)”, declarou.

Imagem: iStock