Enem 2023: Especialista dá importante dica para quem irá realizar o exame

A primeira fase do Enem 2023 está marcada para o próximo domingo (5), e as noites mal dormidas já começaram a fazer parte da rotina dos estudantes que se dedicaram durante o ano inteiro e esperam ansiosos pelo teste. Por esse motivo, agora, mais do que nunca, é hora de reduzir os ritmo dos estudos e apenas relaxar.

Para a diretora do CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, Cristine Rosado, é importante que neste momento, os estudantes foquem em reforçar o que aprenderam, mas que não deixem de priorizar momentos mais tranquilos. Aprender algo novo nesta semana também não é uma boa opção.

“A ideia agora é fortalecer o que o aluno já sabe, com revisões, mapas mentais e exercícios”, afirma. “É mais eficiente revisar os conceitos que ele já sabe, bem como os conteúdos que anualmente mais caem na prova”, complementa. As informações são da Tribuna do Norte.

Procure viver momentos leves antes do Enem

Seja uma caminhada, sair com os amigos ou assistir uma série no conforto da sua casa, todo e qualquer momento de prazer é muito mais que bem-vindo nesta reta final de estudos pro Enem.

“Não adianta pedir para o candidato não ficar ansioso. O que ele precisa é de momentos que amenizem essa ansiedade. Isso pode ser feito por meio da prática de esportes, exercícios físicos na academia, leituras ou relaxamento com amigos. “Em algum período do dia, é importante que ele tenha acesso a essas situações que lhe dão prazer”, ensina Cristine Rosado.

Sobre o Enem

O Enem, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é dividido em duas etapas e neste ano, acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro. Os estudantes terão até 5 horas e 30 minutos para finalizar a prova em cada dia.

Confira o calendário do Enem 2023:

05 de novembro: prova de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação;
12 de novembro: prova de ciências da natureza e matemática;
04 de novembro: divulgação do gabarito;
16 de janeiro de 2024: divulgação do resultado.

Imagem: Freepik