Empresas investem cada vez mais em publicidade digital; Entenda o porquê

Segundo um levantamento feito pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, da Digital AdSpend Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, o investimento em anúncios digitais cresceu 12% no país. 

A pesquisa leva em conta apenas o primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2021. Ainda conforme a pesquisa, cinco setores dominam a área com 69% de verba aplicada. 

Entre os meses de janeiro e junho, foram registrados investimentos de R$ 14,7 bilhões no mercado publicitário digital. Desta quantia, 52% teve como destino as mídias digitais, enquanto 29% foi para a search e 18% para publishers e verticais.

Outros 36% foram destinados a imagens, compostas por formatos estáticos e animados como banners, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a sites de busca.

Em relação aos setores econômicos, três áreas concentram a maior parte da verba investida. Comércio, Serviços e Mídias lideram com 25%, 24% e 7%, respectivamente. Os investimentos na área de Eletrônicos e Financeiros também representam 31% do total no período, com 7% e 6% cada. 

O Digital AdSpend Brasil apontou que nove entre os 15 colocados cresceram dois dígitos em termos de investimentos.

Setores que tiveram maior investimento digital no Brasil 

ebidas (76%)

Mídia (62%)

Alimentos (50%)

Vestuário (39%)

Eletrônicos e Informática (23%)

Beleza (20%)

Comércio (16%)

Turismo (14%) 

Serviços (8%)

Setores que tiveram menos investimento em Publicidade Digital no Brasil

Administração Pública (-1%)

Farmacêutico (-6%) 

Automotivo (-8%)

Financeiro (-10%)

Telecomunicações (-24%)

Imobiliário (-68%)

Segundo Cris Camargo, o investimento em publicidade deve aumentar ainda mais se avaliarmos o seu constante crescimento. “Se analisarmos os investimentos em Publicidade Digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual”, pondera.