Empresas investem cada vez mais em publicidade digital; Entenda o porquê
Segundo um levantamento feito pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, da Digital AdSpend Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, o investimento em anúncios digitais cresceu 12% no país.
A pesquisa leva em conta apenas o primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2021. Ainda conforme a pesquisa, cinco setores dominam a área com 69% de verba aplicada.
Entre os meses de janeiro e junho, foram registrados investimentos de R$ 14,7 bilhões no mercado publicitário digital. Desta quantia, 52% teve como destino as mídias digitais, enquanto 29% foi para a search e 18% para publishers e verticais.
Outros 36% foram destinados a imagens, compostas por formatos estáticos e animados como banners, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a sites de busca.
Em relação aos setores econômicos, três áreas concentram a maior parte da verba investida. Comércio, Serviços e Mídias lideram com 25%, 24% e 7%, respectivamente. Os investimentos na área de Eletrônicos e Financeiros também representam 31% do total no período, com 7% e 6% cada.
O Digital AdSpend Brasil apontou que nove entre os 15 colocados cresceram dois dígitos em termos de investimentos.
Setores que tiveram maior investimento digital no Brasil
ebidas (76%)
Mídia (62%)
Alimentos (50%)
Vestuário (39%)
Eletrônicos e Informática (23%)
Beleza (20%)
Comércio (16%)
Turismo (14%)
Serviços (8%)
Setores que tiveram menos investimento em Publicidade Digital no Brasil
Administração Pública (-1%)
Farmacêutico (-6%)
Automotivo (-8%)
Financeiro (-10%)
Telecomunicações (-24%)
Imobiliário (-68%)
Segundo Cris Camargo, o investimento em publicidade deve aumentar ainda mais se avaliarmos o seu constante crescimento. “Se analisarmos os investimentos em Publicidade Digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual”, pondera.