Empresas financeiras do RS anunciam fusão e criação de novo serviço

Attivo e MoneyMark, duas empresas de assessoria financeira com sede em Porto Alegre, anunciaram no início deste ano sua fusão para formar a Raro Investimentos. Como credenciados à XP Investimentos, a nova empresa pretende mudar a forma como os brasileiros investem, seguindo a tendência mundial de investir além dos bancos tradicionais. 

Os gestores da Raro Investimentos esperam alcançar R$ 4 bilhões em valor de custódia até o final de 2024, o que seria um salto significativo em relação aos R$ 900 milhões que as empresas gerenciavam antes da fusão. Eles acreditam que a abordagem diferenciada da Raro Investimentos trará retornos mais elevados em aplicações financeiras, o que pode fomentar o mercado de assessoria de investimentos no Brasil.

Um estudo da XP Investimentos nos Estados Unidos apontou que mais de 90% dos recursos investidos estão fora dos bancos, enquanto no Brasil a realidade é diferente. De acordo com dados do Banco Central, os cinco maiores bancos brasileiros ainda dominam o mercado de crédito, com 81,4% em 2021, e detêm 77,4% dos depósitos totais.

No entanto, a tendência é de mudança. Segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (ANCORD), houve um aumento de 51,6% no número de assessores de investimentos no Brasil entre 2020 e 2021. Isso indica que os brasileiros estão cada vez mais interessados em investimentos além dos tradicionais bancos, buscando retornos mais altos por meio de assessorias financeiras.

O que isso significa?

Significa que o mercado financeiro brasileiro está passando por mudanças significativas, com a crescente adoção de investimentos fora dos bancos tradicionais. No Brasil, os bancos ainda detêm a maior parte dos investimentos, mas o aumento no número de assessores de investimentos indica uma mudança na maneira como os brasileiros estão investindo seu dinheiro.

A criação da Raro Investimentos, resultado da fusão entre as empresas Attivo e MoneyMark, é um exemplo dessa mudança, pois seu objetivo é ajudar os clientes a investir em outras opções financeiras além dos bancos tradicionais. 

Imagem: Reprodução / Freepik