Empresa realiza demissão em massa de funcionários e prejudica obras no RS

Nesta quarta-feira (26), as obras de duplicação de um novo trecho da BR-386 vão completar duas semanas paradas. O serviço estava sendo realizado em um trecho de 20 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado, no Vale do Taquari.

Os trabalhos deveriam estar sendo realizados pela construtora Eurovias, contratada pela CCR ViaSul, responsável pela obra. Além de mais de cem funcionários já terem sido dispensados ou recebido aviso prévio da construtora, as intervenções realizadas entre Lajeado e Estrela, onde estava sendo feito o alargamento de pistas, também foram afetadas.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Rio Grande do Sul (Siticepot), caso os funcionários não recebam o pagamento de suas rescisões após dez dias de dispensa, uma ação pedindo o bloqueio de valores das duas empresas será aberta.

Novas obras devem ser feitas no RS

A CCR ViaSul informa que as obras foram paradas devido a discussão do contrato com a Eurovias. De acordo com o portal GZH, há um desentendimento entre as empresas, devido ao que a construtora espera da Eurovias, e vice-versa.

A duplicação entre Marques de Souza e Lajeado deveria ficar pronta em julho, porém com o atraso, isso não será possível.

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) já vistoriou 14,5 quilômetros prontos, que ainda não foram liberados para uso por questões de segurança. Além disso, desde agosto de 2022, 13 quilômetros da BR-386 estão sendo alargados, entre Lajeado e Estrela. 6,5 quilômetros já estão prontos mas ainda não foram liberados, também por questão de segurança.

Apesar de ter obras em atraso, a CCR ViaSul segue fazendo promessas. De acordo com a construtora, a partir de julho será dado início a um novo trecho da duplicação, entre Fontoura Xavier e Soledade. Uma nova empresa está sendo contratada para executar o serviço.