Emissora do RS retira programa que estava há 77 anos no ar por motivo POLÊMICO

A emissora de Porto Alegre, rádio Band RS, retirou da sua grade de programação o programa Hora Israelita, que já estava há 77 anos no ar. Isso ocorreu após a denúncia de uma das comentaristas do programa, Deborah Srour.

Em duas edições que ocorreram em outubro, Srour reproduziu discursos de ódio contra os palestinos. Já, na primeira ocorrência, chamou os palestinos de “animais”, dizendo que há civis inocentes do lado de Gaza. 

Ela também propôs que o exército de Israel fosse mortífero em Gaza, sem respeitar qualquer proporcionalidade. “Se eles se comportam como animais, então Israel tem de lidar com eles como animais”, sugeriu.

Band RS mudou de opinião quanto ao caso

Em vídeo postado no Facebook, Srour explicou que tudo o que diz é de sua responsabilidade e não do programa Hora Israelista ou da emissora que transmite o programa. Além disso, ela alega que suas palavras foram tiradas do contexto.

“Expressei minha opinião como qualquer pessoa normal de que Israel deveria exterminá-los”, declarou logo após citar os atos praticados pelo Hamas contra civis no dia 7 de outubro.

Inicialmente, a Band RS disse que não tinha vínculo com a Hora Israelita e que, pelo contrário, a produção era terceirizada, ou seja, ia ao ar em horário alugado pela emissora.

“Programas, mesmo que independentes e de responsabilidade de terceiros, devem observar e cumprir esses princípios e se responsabilizar pelos conteúdos que veiculam, os quais não têm a ver com a liberdade de imprensa que tanto prezamos”, destaca em nota. “Nossa emissora repudia, por parte de qualquer um, qualquer forma de discurso de ódio, preconceito e desinformação, conforme prega nossa Constituição”, finaliza.

Foto: Reprodução/Facebook