El Niño já tem previsão para voltar ao RS

Durante os meses de abril, maio e junho de 2023, espera-se que as condições climáticas sejam neutras e possam se transformar em um evento El Niño no final do período, de acordo com o boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada (Copaaergs) do Rio Grande do Sul.

O relatório é coordenado pelo Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e baseia-se em previsões do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Espera-se que o estado experimente um aumento na precipitação e temperaturas ligeiramente acima da média, com a possibilidade de frentes frias estacionárias.

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul no trimestre abril-junho de 2023

Durante os meses de abril, maio e junho de 2023, é esperado um aumento na precipitação, com maior intensidade em maio e junho, especialmente nas regiões central e sul do estado do Rio Grande do Sul. Algumas partes do norte do estado podem ter uma quantidade ligeiramente menor de chuva. Já em abril, algumas regiões podem ter chuva acima da média, embora não uniformemente distribuída.

As temperaturas devem permanecer próximas à média do trimestre, com maior calor em abril e menor em junho. Eventos extremos, como chuvas fortes e frios ocasionais, são possíveis. O risco de geada é maior em maio.

O boletim trimestral do Copaaergs é produzido por especialistas agrometeorológicos de 15 órgãos governamentais estaduais e federais, que fornecem instruções técnicas para as culturas da época. As previsões são baseadas no modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Imagem: Marcello Casal Jr. / Agencia Brasil