Do RS a SC: Novo ciclone deixa trilha de destruição em seu caminho

O ciclone extratropical que se formou nesta segunda-feira (4), tem causado grandes estragos em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas estão desabrigadas e outras seis morreram. A força do fenômeno também está podendo ser sentida em Santa Catarina: um homem morreu após o carro em que ele estava ser atingido por uma árvore durante a tempestade e ventos de até 110 km/h.

De acordo com a Defesa Civil do RS, 426 pessoas estão desabrigadas e 215 desalojadas no Estado. As cidades mais afetadas até o momento são Roca Sales, Muçum, Farroupilha, Nova Roma do Sul, Santo Cristo, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, São Jorge, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Bassano e Nova Prata.

Em Santa Catarina, mais três pessoas ficaram feridas devido a desastres causados pelo fenômeno em Balneário Camboriú e Itajaí, no Litoral Norte.

Sobre o ciclone extratropical

O novo ciclone que tem feito vítimas no Sul do Brasil teve origem em um sistema de baixa pressão e já causou chuvas intensas.

De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve começar a se afastar do país nesta terça-feira (5). Entretanto, os pontos altos das serras ainda podem registrar rajadas de vento em torno de 100 km/h.

No Rio Grande do Sul, um homem morreu em Mato Castelhano e outro em Passo Fundo. Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram após ficarem presas dentro de veículo. Outra das seis vítimas faleceu em Estrela.

Em Santa Catarina, um homem morreu em Jupiá, no Oeste do Estado, na segunda-feira (4).

Presidente se manifesta sobre estragos causados pelo ciclone

Durante live semanal, feita na manhã desta terça-feira (5), o presidente Lula falou sobre as chuvas no estado. “Queria dar um comunicado ao RS. Amanhã [quarta-feira (6)], o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. E mais uma vez, dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”.

Imagem: RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/FUTURA