Do crime à educação: Celulares apreendidos ajudam estudantes

Uma iniciativa do Ministério Público e Prefeitura de Gravataí reaproveita celulares apreendidos em presídios para o uso de estudantes da periferia. A ação foi realizada na tarde desta segunda-feira (6) às 17h, na sede da Promotoria de Justiça de Gravataí.

A Escola Municipal de Ensino Bom Jesus receberá 25 aparelhos apreendidos em presídios da região. Os celulares passaram por um processo de recuperação antes de serem utilizados pelos estudantes. Confira abaixo mais detalhes sobre a iniciativa.

Celulares são reaproveitados para alunos de escola pública

O processo de restauração dos dispositivos foi realizado no Laboratório de Projetos em Engenharia da Escola Politécnica, da PUCRS. Os especialistas fizeram a higienização, formatação e instalação de aplicativos importantes, a fim de tornar os celulares aptos para o uso estudantil.

Os aparelhos foram entregues com novos carregadores e fones de ouvido, permitindo a sua plena utilização, direcionada aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos. A parceria com a prefeitura de Gravataí é o resultado do trabalho entre a Secretaria Municipal de Invocação, Ciência e Tecnologia com a promotora de Justiça Ana Carolina de Quadros.

Projeto Alquimia II

A ação faz parte do projeto Alquimia II, criado durante a pandemia com o objetivo de reaproveitamento dos dispositivos celulares apreendidos por policiais. A intenção é atender os estudantes da rede pública que não possuem recursos para acompanhar aulas de forma remota. Com o retorno do ensino presencial, agora os aparelhos são utilizados para outros propósitos educacionais.

Até o momento, a iniciativa já beneficiou os municípios de Gravataí, Lajeado, Maquiné, Santiago, Osório, Bento Gonçalves e São Borja. Além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), outras instituições do estado se comprometeram com a participação no projeto, incluindo a Universidade Regional Integrada (URI), Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).