Dirigir com o tanque quase vazio: qual a margem segura de quilometragem na reserva?

Todo o motorista sabe que no painel de informações, há vários indicadores relevantes para uma viagem tranquila e segura, mas uma das coisas que as pessoas costumam prestar mais atenção é o indicador de combustível.

Com o tanque cheio, não há necessidade de se preocupar. Porém, você já se pegou pensando em quantos quilômetros o carro consegue rodar com a quilometragem na reserva? Esse é um assunto importante e deve ser entendido pelos motoristas.

Por aqui, iremos te dar informações indispensáveis para dirigir tranquilamente, sem se preocupar com os indicadores do seu painel. Confira!

Mas afinal, quantos quilômetros é seguro dirigir na reserva?

Embora uma resposta universal seja o ideal para este caso, infelizmente ela não existe. Isso porque, o consumo do combustível varia de veículo para veículo, devido ao seu modelo e padrão de uso.

Como uma regra geral bastante flexível, a luz acenderá quando você estiver com aproximadamente 10 a 15% da capacidade do combustível. Isso pode significar de um a quatro galões de gasolina, equivalente a cerca de 32 km a 48 km, podendo chegar até 80 km em um carro maior.

Além disso, aqueles que dirigem devagar são capazes de otimizar os últimos litros de combustível que o motor ainda tem para queimar. Deixar de usar acessórios, como o ar condicionado, também pode ser essencial para a economia.

Impactos negativos de rodar com pouco combustível

Confira alguns impactos negativos que podem afetar o seu veículo ao rodar com pouco combustível:

  • pode danificar potencialmente a bomba de combustível, que precisa funcionar mais com menos combustível;
  • pode movimentar mais detritos para o filtro de combustível;
  • pode danificar o motor do carro, podendo ficar em perigo no meio do caminho;
  • além disso, a chamada pane seca dá multa de R$ 130,16, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foto: Freepik