Dia do Gaúcho: entenda a origem do feriado no RS

Nesta quarta-feira (20), está sendo celebrada no Rio Grande do Sul uma data muito importante: o Dia do Gaúcho. Na ocasião, acontecem desfiles e grandes eventos em diversas cidades do Estado, onde as pessoas usam roupas típicas.

Origem do Dia do Gaúcho

O Dia do Gaúcho surgiu para comemorar a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, uma disputa entre civis e o Governo Imperial do Brasil que ocorreu em 20 de setembro de 1835.

A Guerra dos Farrapos teve início por conta da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a cobrança de impostos feita pelo governo sobre a produção carne-seca, na época conhecida como charque. O produto era o de maior destaque da província do Rio Grande do Sul, já que era vendido para alimentar os escravos no Sudeste e Nordeste do Brasil.

Neste mesmo período, a população também estava insatisfeita com a criação da Guarda Nacional; com o fato de o governo se recusar a cobrir os prejuízos causados por uma praga de carrapatos que atacou o gado; com a centralização do governo e a falta de autonomia da província e com a circulação dos ideais federalistas e republicanos na região, de acordo com o portal Uol.

Por conta dessa junção de fatores, os gaúchos, que receberam o nome de farrapos e eram liderados pelo estancieiro Bento Gonçalves, se espalharam pelo Rio Grande do Sul. A princípio, a rebelião não tinha caráter de separatismo, mas com o avanço da disputa, também surgiu uma vontade separatista.

A guerra durou por quase dez anos e os farrapos foram derrotados por uma ação do Barão de Caxias. Até os dias atuais, os historiados não sabem ao certo qual foi a verdadeira motivação dos rebeliões, porém, grande parte dos gaúchos acredita nos fatos que acabam de ser relatados.

Dia do Gaúcho é feriado?

O dia 20 de Setembro é considerado feriado em todo o estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, diversas cidades gaúchas estão comemorando a data com desfiles, música e churrasco.

Imagem: Adobe Stock