Dia 20 de novembro é feriado no RS? Saiba mais

No dia 20 de novembro, próxima segunda-feira, será celebrado o Dia da Consciência Negra. Diante disso, surge uma dúvida comum entre os trabalhadores espalhados pelo país: é feriado? A resposta para essa pergunta é simples: não.

Em 2023, seis Estados decretaram, através de lei estadual, a data como um feriado. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos demais estados do país, leis municipais podem estabelecer essa medida em cada cidade, individualmente. 

De acordo com a Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram a data como feriado, seja por lei municipal ou estadual. Atualmente, está em tramitação um projeto de lei que propõe tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Entenda o que é o Dia da Consciência Negra, comemorado em todo 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra convida os brasileiros a refletirem sobre questões como o racismo e as desigualdes que prejudicam a população negra não só do Brasil, mas de todo o mundo. É um momento para rever conceitos e aprender sobre a importância da cultura e política negra.

No Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul, a data é marcada por diferentes eventos culturais. Neste ano, entre os dias 17 e 25 de novembro, o Governo gaúcho estará promovendo eventos especiais para comemorar o Dia da Consciência Negra. Clique aqui para conferir.

Como essa data surgiu?

O Dia da Consciência Negra foi uma iniciativa do Grupo Palmares, que foi fundado em Porto Alegre em 1971. Desde 2003, a celebração está inclusa no calendário escolar, e em 2011, foi instituída em todo Brasil.

A data escolhida para comemorar o Dia da Consciência Negra corresponde ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante líder quilombola brasileiro.