Detran-RS emite alerta importante para motoristas

Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), as multas por embriaguez voltaram a aumentar no estado do Rio Grande do Sul. A análise relata um crescimento de aproximadamente 14% no total de infrações envolvendo o abuso de álcool no trânsito, durante o período acumulado de janeiro a outubro de 2023.

O retorno da circulação de veículos aos níveis pré-pandêmicos é considerado um dos principais motivos para este crescimento. De acordo com o diretor-geral do Detran-RS, Mauro Caobelli, a crise sanitária causada pela pandemia tinha provocado uma queda de 33,20% no registro dessas infrações em 2020. No entanto, com a redução das restrições e a normalização da circulação no último ano, foi possível observar um aumento de 68,09% nas autuações.

Fiscalização reforçada e novo modelo de etilômetro

Outra causa apontada para este aumento é o reforço na fiscalização, através da Operação Balada Segura. Em 2023, ocorreram 58.874 abordagens nessa operação, um aumento representativo de 64,14% em comparação com o ano anterior. Este acréscimo foi possibilitado pelo uso de um novo modelo de etilômetro, que funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem, permitindo que as abordagens sejam mais eficientes e ágeis.

Cassio Bemvenuti, coordenador do curso de Direito da Universidade Feevale, argumenta que a sensação de impunidade também contribui para o crescimento das infrações. De acordo com Bemvenuti, muitos motoristas ainda subestimam o impacto dos crimes de trânsito e acham que podem evitar punições se se negarem a fazer o teste do bafômetro. No entanto, ambos os atos têm sanções severas previstas pela lei.

Infelizmente, o aumento das infrações por embriaguez também reflete no número de mortes no trânsito. Em 2022, o álcool estava presente no sangue de 44% dos motoristas mortos em acidentes de trânsito. Profissionais da área argumentam que medidas de educação de trânsito, aliadas a fiscalização mais rígida, precisam ser intensificadas para frear este quadro alarmante.