Detran emite alerta importante para motoristas do Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alertou os motoristas sobre a obrigatoriedade do pagamento do Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e). A quantia é cobrada no segundo semestre e o documento é emitido somente após a quitação. Quem dirige sem essa regularização está infringindo as leis de trânsito e corre risco de sofrer com pena pecuniária e aplicação de pontos na CNH.

O prazo para pagamento vence ao longo do mês de acordo com o final das placas. Placas com final 1 e 2, a quitação venceu em agosto; para placas que terminam com 3, 4 e 5 em setembro; com final 6, 7 e 8, vence em outubro; e os veículos com finais 9 e 0 vencem em novembro.

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Veículos do Detran-PR, cerca de 8 milhões de veículos, que representam 30% da frota, não regularizaram a situação. Os documentos de veículos com final de placa 1, 2, 3, 4 e 5, deveriam ter sido quitados até o final de setembro.

Saiba como os motoristas devem pagar a taxa do CRLV-e

A taxa do Certificado de Licenciamento Anual é de R$ 90,94, e o pagamento pode ser feito via pix, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados. “É importante que os cidadãos respeitem a data limite para quitação, já que circular de forma irregular é uma infração gravíssima”, afirma o coordenador de Veículos do Detran-PR, Eduardo Shuelter.

O CRLV-e é emitido no prazo de três dias após o pagamento de todos as dívidas do veículo (licenciamento, IPVA e multas). O Detran-PR não envia carta de aviso aos proprietários.

O motorista que for pego transitando com um veículo que não esteja corretamente licenciado comete uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

Imagem: Reprodução / rawpixel.com / Freepik