Deterioração do local de antiga agência bancária em POA preocupa moradores

O edifício de uma antiga agência bancária situado na esquina das avenidas  Berlim e Farrapos em Porto Alegre preocupa por seu abandono e sinais de degradação.

Com tijolos expostos e parede descascada, o prédio localizado em frente a estação de ônibus São Pedro, no bairro São Geraldo na zona Norte da Capital é frequentado apenas por moradores de rua e usuários de drogas. 

Sem a original porta de vidro, o local está apenas coberto por tapumes de madeira cobrindo a antiga entrada. Além da deterioração da superfície, as paredes ainda estão cobertas por pichações, grafites e cartazes anunciando eventos. No entanto, o estacionamento em frente à antiga agência ainda é utilizado pelos motoristas que trabalham perto do prédio. 

Segundo Mateus Bonazza, almoxarife que passa pelo prédio diariamente, a situação do local incomoda quem passa por ele. “O lixo incomoda bastante, isso quando [os moradores de rua] não colocam ele ali dentro, gerando fumaça, que também causa danos. Esse prédio poderia ser mais fechado, para não corrermos o risco de sermos assaltados”, conta. 

Imagens do Street View mostram prédio se deteriorando em Porto Alegre

Não se sabe ao certo quando o edifício parou de receber serviços, no entanto imagens do Street View mostram que, ainda em 2014, a agência estava em funcionamento. Já em 2016, o prédio não abrigava mais os serviços bancários, porém ainda possuía vidros. Um ano após, em 2017, a maior parte da fachada estava quebrada e o prédio apresentava pichações. 

Os tapumes que servem como bloqueio precário da entrada foram instalados entre novembro de 2018 e abril de 2019. No entanto, agora já se encontram parcialmente removidos, permitindo a entrada no prédio.. 

Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (PGM), apenas os proprietários podem iniciar o processo de reintegração de imóveis privados.  

Uma outra agência do mesmo banco que operava no local foi aberta a aproximadamente 50 metros do antigo prédio, no outro lado da Farrapos.