Descubra como é feito o cálculo do seu IPVA!

Os proprietários de veículos já podem fazer a simulação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao próximo ano. Ainda que os Estados não tenham mexido nas alíquotas, o valor do tributo deverá ser maior no próximo ano. 

Para não ser pego de surpresa, continue lendo para ver como calcular o valor do IPVA 2023. 

No próximo ano, o imposto em questão virá com um aumento de aproximadamente 9,98%, isso porque ele tem como base os preços médios praticados no mercado e registrados na tabela Fipe. Estes valores dispararam nos últimos anos e, aliados à alta de preços dos veículos novos, a alta nas vendas e a falta de peças, causando assim o aumento dos custos de um veículo. 

 Como calcular o valor do IPVA 2023

Mas como calcular o valor do seu IPVA? Para ter uma ideia de quanto você deverá pagar do IPVA 2023 basta calcular a tabela Fipe, atualizada mensalmente. O imposto será aplicado com base nos preços de outubro identificados para os respectivos modelos de veículos. Os dados podem ser consultados de forma gratuita no site veiculos.fipe.org.br. Neste endereço é preciso escolher o tipo de consulta, seja para carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos. Com o tipo escolhido, é preciso selecionar o período de referência, colocar a marca do veículo, modelo e ano. 

A partir do preço exibido na Fipe, é preciso aplicar a alíquota do IPVA. No Rio Grande do Sul o percentual desta é de 3% para carros, 2% para motocicletas e de 1% para caminhões e ônibus. Multiplique o valor da Fipe pelo percentual e divida o resultado por 100. 

Ainda que o imposto seja calculado em cima do valor médio de cada Estado, observando a média nacional da Fipe já é possível ter uma ideia do valor cobrado.