Defesa Civil do RS emite alerta de risco para 24 cidades do estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na noite desta segunda-feira (4) para as cidades gaúchas que se encontram com risco de deslizamentos de terra e inundações. O número de municípios em risco atingiu a marca de 24.

Ainda de acordo com o órgão estadual, em pelo menos 44 municípios, foram registrados prejuízos em decorrência do período de chuva e instabilidade do clima. Todas as prefeituras foram indicadas pelo alerta.

Sendo assim, as populações estão sendo devidamente comunicadas pelos representantes das prefeituras e, havendo necessidade, também deve ser acionado os planos de contingência. Veja mais informações sobre o alerta e cidades em risco!

Situação de risco em 24 cidades gaúchas

Em alguns casos, as cidades notificadas correm o risco tanto de enchentes, quanto de movimentação de massas simultaneamente, devido ao acúmulo de chuva desde o último domingo (3).

Confira as cidades que estão em situação de risco a atente-se aos sinais meteorológicos, a fim de evitar acidentes e complicações:

  • Risco alto de inundação: Encantado, Estrela, Itati, Lajeado e Sebastião do Caí;
  • Risco moderado de inundação: Cachoeira do Sul, Cruzeiro do Sul, Novo Hamburgo, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Taquari, Teutônia, Torres e Venâncio Aires;
  • Risco alto de deslizamento de terra: Caxias do Sul e Santa Maria;
  • Risco moderado de deslizamento de terra: Alto Feliz, Candelária, Encantado, Fontoura Xavier, Igrejinha, Itati, Lajeado, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, Rolante, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Soledade, Teutônia e Três Coroas.

Em casos de necessidades, é essencial que a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Corpos de Bombeiros sejam notificados, através dos números 190 e 193. Também é recomendado evitar atividades de risco.

Foto: Freepik