Declaração de Edimburgo sobre ações de proteção à biodiversidade é assinada pelo RS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) assinou a Declaração de Edimburgo no dia 31 de outubro. Com a assinatura, o governo do Rio Grande do Sul indica o comprometimento da gestão em desenvolver ações de proteção á biodiversidade e em combate às mudanças climáticas.

A declaração já conta com 272 assinaturas em 40 países, que incluem cidades, estados e outros governos subnacionais e locais ao redor do mundo.

Declaração representa compromisso com a biodiversidade

A assinatura significa ampliar os esforços para garantir o reconhecimento do valor da natureza e a integração de estratégias a favor da proteção da biodiversidade. Com a declaração de Edimburgo, o estado busca mobilizar recursos para investimentos ambientais e educação do público.

Em 2022, o governo do Rio Grande do Sul deu início ao programa Avançar na Sustentabilidade, que direcionou recursos de mais de R$ 193 milhões para causas ambientais. Segundo divulgado pela Sema, o estado tem tomado ações com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono.

Já em 2021, o governo do estado esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP26), na Escócia. A meta, segundo declarado no evento, é de cessar as emissões até o ano de 2050. Na COP27, o mesmo compromisso foi reafirmado.

Sobre a assinatura, a coordenadora da Assessoria do Clima do Estado, Isa Osterkamp, afirma: “A assinatura se soma a outros compromissos já firmados dentro da agenda do clima, como a adesão ao Under2 Coalition, coalizão de governos subnacionais que visa alcançar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, e a adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience”.