De quem era o avião que chamou a atenção por rodar mais de 5 horas sobre POA?

Um avião que viajava pelo céu de Porto Alegre chamou atenção dos populares nessa terça-feira (4).
A aeronave é de porte de um jato executivo e trafegou sobre Porto Alegre por aproximadamente 2 horas ao longo da manhã e 3 horas e meia no período da tarde, um total de mais de 5 horas de diversas voltas sob o céu porto-alegrense.

Abaixo é possível ver a rota feita pela aeronave.

O avião é registrado como FAB3604, sendo então propriedade da Força Aérea Brasileira (FAB). O 3604 é uma versão especial do jato Embraer Legacy 500.

Como funcionam as rotas dos aviões?

Cada aeronave em uso passa por um monitoramento constante e comunicação de rádio com os profissionais que controlam o tráfego aéreo. 

Para apurar qualquer distorção nas informações recebidas sobre o tráfego aéreo foi criada a  Inspeção em Voo, uma missão do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Este grupo pertence ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB).

 O jato visto no céu de Porto Alegre é uma aeronave utilizada pelo GEIV.

O Grupo Especial de Inspeção em Voo possui aeronaves modernas como a Hawker 800XP (IU-93) e a Legacy 500 (IU-50), todas contando com um Sistema de Inspeção em Voo embarcado UNIFIS 3000, que monitora, avalia e analisa em voo, os sinais eletrônicos provenientes dos auxílios à navegação aérea.

Seis militares, sendo um piloto-inspetor (PI), um primeiro-piloto de inspeção em voo (1P), um OSIV, dois operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSP) e um mecânico de voo (MEC) compõem a equipe brasileira de inspeção. 

Portanto, aqueles que ficaram curiosos ou até mesmo preocupados com a aeronave circulando durante horas por Porto Alegre podem ficar tranquilos pois trata-se apenas de uma operação de rotina para garantir o bom funcionamento da navegação aérea acerca dos pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho.