Cuidado: link no WhatsApp promete liberar dinheiro esquecido nos bancos

Anda circulando através do aplicativo WhatsApp uma mensagem na qual é oferecida uma consulta ao Registrato do Banco Central juntamente de um link para acessá-la. O termo “registrato” refere-se ao SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central.

“Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. Consulte agora.”, diz o texto na íntegra. 

Logo abaixo do texto, é enviado um link suspeito.

De acordo com declaração dada pelo Banco Central, o material não tem qualquer relação com o BC, sendo totalmente falso.

Além disso, ao informar o link na plataforma PSafe, o site é imediatamente acusado ser suspeito de phishing, de acordo com o G1.

O termo phishing se designa a um tipo de crime cibernético que utiliza as mais variadas alternativas para enganar e coletar informações confidenciais da vítima.

Ao navegar na internet, é muito importante se atentar aos links oferecidos para que você clique. É bom levar em consideração a fonte e as características desse endereço da web, que podem deixar escapar que é suspeito.

A consulta ao Registrato (SVR) existe?

Sim, o Banco Central criou um sistema através de seu site oficial para que os clientes possam realizar essa consulta. 

O serviço é direcionado a pessoas físicas e empresas que desejam consultar se possuem valores a receber de instituições financeiras das quais já tiveram algum tipo de vínculo. 

Os valores podem ser, por exemplo, provenientes de saldos que permaneceram na conta após o seu encerramento. 

Em uma nota, o Banco Central fez um alerta para que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe. O BC deixa claro que não entra em contato com os cidadãos para este tipo de consulta.

A solicitação precisa ser feita pelo interessado através de usuário e senha, no site oficial do Banco Central.