Cuidado! Fazer isso pode gerar PÉSSIMAS consequências para seus filhos

Veja o porquê você não deve comparar seu filho com outras crianças e quais são as consequências da comparação ao longo prazo!

Infelizmente, a comparação é comum entre os pais mais ‘tradicionais’, que mesmo sem o intuito de difamar uma criança, pode trazer péssimas consequências para os seus filhos no futuro.

Compará-lo com outra criança pode prejudicar a saúde mental deles, além de afetar a autoestima e diversas outras partes importantes da vida da criança. O ideal é sempre tratar o seu filho como indivíduo único, sendo injusto fazer comparações sem sentido.

Além disso, os pequenos podem viver uma competição, sem estarem relacionados a uma comparação. Por aqui, você saberá algumas consequências da comparação e porque você deve evitá-las.

As 5 consequências ruins da comparação na infância

Veja agora mesmo uma lista de consequências ruins que comparações levam à vida de uma criança!

Atrapalha a saúde mental

Quando as crianças são comparadas, algumas metas são criadas em sua cabeça, como por exemplo, ser melhor que o outro. Quando essas metas não são alcançadas, a criança terá que lidar com a frustração, o que afeta diretamente sua saúde mental.

Perda da singularidade

Além de promover metas inalcançáveis, a criança perde sua essência inicial. Existem muitas características e peculiaridades diferentes em cada criança, e com a comparação, é possível que o seu filho aprenda a mascarar seu verdadeiro eu. Lembre-se sempre da singularidade do seu filho.

Traumas para a vida inteira

Quando as crianças são constantemente comparadas durante a infância, dificilmente vão deixar de o fazer quando estiverem na fase adulta. Isso pode resultar em frustrações na vida profissional e pessoal. Os traumas são inimagináveis e por isso, os pais devem evitar as comparações.

Os pais a enxergam como um objeto

Com o sucesso advindo de uma comparação, os pais podem mostrar a criança como se fosse um troféu. Causando ainda mais consequências negativas para o resto da vida da criança.

Falta de autossuficiência

Quando há a comparação frequente entre crianças, elas passam a sentir que não são mais suficientes para seus pais, o que é um caminho perigoso para os pequenos. Sempre se atente à saúde mental do seu filho e não faça comparações, a fim de preservar sua essência e dignidade.

Freepik