Cruzado novo? Relembre as moedas brasileiras que vieram antes do Real

Apesar do real ser utilizado há menos de três décadas no Brasil, poucas pessoas conhecem as antigas moedas brasileiras que estavam em circulação há muitos anos. Sendo assim, a moeda real é relativamente nova, em comparação com as inúmeras outras que já passaram pelo território brasileiro.

Algumas notas podem ser colecionadas atualmente, devido à sua importância histórica e raridade. Os numismáticos, que consistem nos colecionadores e estudiosos da moeda, ficam interessados em conquistas itens cada vez mais raros.

Por aqui, iremos mostrar todas as moedas brasileiras que já foram recolhidas e interrompidas a circulação, até chegar no atual real. Confira!

Moedas antigas do Brasil

Algumas moedas contam com uma história impressionante e que poucas pessoas conhecem. Veja agora mesmo:

  • Réis (a partir de 1500): Essa é a moeda mais antiga registrada na história do Brasil. A moeda passou a ser utilizada quando os navegadores chegaram ao Brasil, que era dos portugueses. Chamava-se real, porém, ficou conhecida no plural como réis.
  • Cruzeiro (1942): Logo após um bom período, a moeda cruzeiro substituiu as réis, como a moeda de 1942. Foi a primeira a utilizar os centavos no país e trazia figuras históricas nas suas cédulas, como D. Pedro 1º e Getúlio Vargas.
  • Cruzeiro Novo (1967): Consistia numa moeda de transição, quando o cruzeiro começou a perder o seu valor rapidamente. As cédulas de cruzeiro recebiam apenas um carimbo com os novos valores.
  • Cruzeiro (1970): Neste ano, a moeda voltou a se chamar cruzeiro. Tinha notas de valores muito altos, devido à inflação.
  • Cruzado (1986): Mais uma vez a inflação levou à mudança de moeda no país e, mais uma vez, a maioria das notas foram aproveitadas e levaram apenas um carimbo para mudar o valor.
  • Cruzado Novo (1989): A inflação continuou desvalorizando a moeda brasileira. Pela primeira vez aparecia a imagem da Efígie da República, o mesmo rosto que estampa as notas de real atualmente.
  • Cruzeiro (1990): Pela terceira vez a moeda volta a se chamar cruzeiro, contando com notas muito altas.
  • Cruzeiro Real (1993): Um cruzeiro real era o mesmo que mil cruzeiros. Na época, houve aproveitamento de cédulas antigas e emissão de novas.
  • Real (1994): O real entrou em vigor no dia 1º de julho de 1994, quando um real passou a valer 2.750 cruzeiros. Este é o dinheiro brasileiro que passou a controlar a terrível inflação.

Foto: Reprodução / Pixabay