Homem é preso por racismo em shopping do RS

Na última terça-feira (14), em Santa Maria, um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Civil, após ofender com termos de conotação racista um colega de trabalho. A prisão aconteceu em flagrante dentro de um shopping da cidade.

Após passar pela audiência de custódia na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), o suspeito foi liberado. A delegada Débora Dias afirmou que o homem referiu-se ao colega de 34 anos como “macaco”. Testemunhas do crime ligaram para a Brigada Militar (BM) que, comparecendo ao local, deteve o suspeito.

“[Ele] ofendeu [o colega] com conotação racista e teve testemunhas. Injuriar ou ofender alguém em razão de etnia, raça ou cor é crime de racismo. E a prisão vai de dois a cinco anos. Por isso que a autuação em flagrante ocorre e não cabe fiança sob a autoridade policial”, explicou a delegada à reportagem do G1 RS.

O Ministério Público deve apurar o relatório do inquérito instaurado pela Polícia Civil. O suspeito pode ser indiciado pelo crime de racismo, com o julgamento sendo iniciado a partir da sinalização positiva do MP em concordância com o resultado do inquérito.