Crédito Rural: gaúchos são os que apresentam menor risco de inadimplência no país

No último levantamento da Serasa Experian, que aponta os riscos de inadimplência com base na análise no mercado de crédito rural, o Rio Grande do Sul aparece com a maior média do país no Agro Score.

A pesquisa é feita para apontar as chances de inadimplência no segmento. No cálculo, entram informações cadastrais, dados demográficos e comportamento financeiro do produtor com o mercado agrícola. As informações são transformadas em uma pontuação de zero a mil, em que maior a pontuação, menor o risco.

O Estado do Rio Grande do Sul aparece com a pontuação elevada de 881, indicando menor risco na oferta de crédito, venda a prazo ou negociação antecipada de safras. “Hoje, 70% das consultas crédito comercial passam pela Serasa. Entendemos que é o que deveríamos ter, no mínimo, de share no agro”, projeta Marcelo Pimenta, líder de Agronegócio da Serasa Experian.

O objetivo, segundo Pimenta, é reproduzir o modelo de gerenciamento de risco, com informações de crédito e ESG para que a tomada de decisão seja a melhor possível. O plano de crescimento é alcançar, dentro de três a quatro anos, receita de US$ 100 milhões.