Corpo de Bombeiros finaliza buscas por destroços de aeronave que caiu no Guaíba

As buscas pelos destroços da aeronave que caiu no Guaíba na Zona Sul de Porto Alegre foram encerradas nessa terça-feira (11). O Corpo de Bombeiros efetuou a retirada do motor, trem de pouso, painel e parte de uma das asas do modelo ultraleve que caiu no dia 3 de outubro.

Luiz Cláudio Petry, de 43 anos, era quem pilotava a aeronave e foi encontrado morto na segunda-feira (7), cerca de dois quilômetros de onde o ultraleve havia caído. O corpo foi localizado nos fundos de um sítio. 

De acordo com o tenente Fernando Dutra do Nascimento, coordenador das buscas, os destroços que foram retirados na terça da água constituem a maior parte da aeronave e já haviam sido localizados no segundo dia de buscas. Os objetos foram deixados de lado em primeiro momento, uma vez que a prioridade era resgatar a vítima. Na terça os bombeiros fizeram o mergulho e retiraram as peças do Guaíba. Todo o material será encaminhado para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Aeronave cai no Guaíba em acidente aéreo 

O ultraleve caiu entre os bairros Ponta Grossa e Ipanema no fim da tarde do dia 3. Ainda não se sabe as causas da queda, no entanto suspeita-se de uma pane estrutural ou um possível mal súbito sofrido pelo piloto. 

Segundo o aplicativo Flight Radar, que mostra as rotas conforme a identificação das aeronaves, o ultraleve teria realizado um voo curto, entre às 17h45 e 17h51, tendo partida da pisca da Fazenda Jacuí, no município de Eldorado do Sul, e vindo a desaparecer na região de Ponta Grossa e Belém Novo, já na Capital. Neste ponto foi registrada a queda brusca e perda de contato com a base.