Conheça a dieta cetogênica, sucesso da Internet

No mundo atual, existem várias dietas famosas que tem feito sucesso no mercado. E uma delas é a dieta cetogênica, que é um dos programas de emagrecimento que mais tem feito sucesso entre as pessoas que precisam perder peso em pouco e estão em busca de um programa eficaz e que não precise usar remédios como a sibutramina, que colocam sua saúde em risco.

A grande vantagem da dieta cetogênica é sua capacidade de, em pouco tempo, enxugar vários quilos de seus adeptos, graças à substituição dos carboidratos pela ingestão de proteínas no cardápio diário. Isso faz com que o organismo a consumir as reservas de gordura do corpo para obter a energia necessária para a realização dos processos diários, levando assim à perda de peso rapidamente.

Dieta cetogênica- Aprenda como funciona

Quem adere à dieta cetogênica precisa alterar seu cardápio para que os carboidratos, uma das principais fontes de calorias, deem espaço às proteínas no dia a dia.

Neste programa, a ingestão diária de alimentos é composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gordura e 30% de proteínas. Carboidratos simples, como arroz branco, massas e açúcar, alimentos de absorção rápida, estão proibidos.

No entanto, essa dieta não restringe a ingestão de nenhum tipo de proteína ou gordura. Ou seja, comer embutidos e carne vermelha nesse período é totalmente liberado.

O que é permitido comer na dieta cetogênica

A dieta cetogênica é conhecida por ser um programa de emagrecimento bastante restritivo, e que prima pela baixa quantidade de calorias no cardápio.

Então, quem faz essa dieta pode comer, diariamente, alimentos ricos em gorduras e proteínas, como peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru, por exemplo), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verde escuras (brócolis e espinafre, por exemplo) e queijos.

O que não pode aparecer no cardápio de quem faz a dieta cetogênica

Por outro lado, quem decide fazer essa dieta deve deixar de lado os carboidratos, sobretudo aqueles que são absorvidos facilmente pelo organismo, como pães brancos, arroz branco, massas e açúcar.

Vantagens da dieta cetogênica

Apesar de os críticos da dieta cetogênica apontarem esse programa de emagrecimento como o principal causador de doenças como o câncer e o excesso de colesterol, a dieta tem diversos pontos positivos.

O principal deles, sem dúvida, é o emagrecimento rápido, que acontece graças à eliminação do consumo de carboidratos. Sem essa fonte de alimentos, o corpo utilizará o glicogênio, armazenado no fígado e em músculos, para realizar seus processos vitais, levando inicialmente à perda de quatro quilos.

IMPORTANTE

Por fim, é importante lembrar que essa dieta é mais apropriada pessoas que mantenham a prática de atividade física regular e preferencialmente de alta intensidade. Para saber qual a melhor abordagem nutricional para você procure um nutricionista!

Depois dessa fase, o corpo começa a consumir o tecido adiposo, onde estão suas reservas de gordura, aumentando assim ainda mais a perda de peso.

Bom pessoal, espero que essa novidade ajude quem quer emagrecer com saúde, mas é importante lembrar que o médico sempre deve ser consultado antes de se iniciar qualquer dieta ou plano alimentar.