Comunicado urgente para quem recebe Bolsa Família

Depois de muita espera, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) divulgou o cronograma de convocação de beneficiários do Bolsa Família. Aqueles que forem convocados terão que atualizar suas informações, a fim de impedir o bloqueio e suspensão do benefício social.

Os primeiros a serem convocados serão aqueles que estão com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) desatualizadas há mais de dois anos, tempo limite para que o inscrito fique sem prestar novos dados. Após ser convocado, o beneficiário poderá atualizar seus dados em dois meses. Passado esse tempo e não feita a atualização, o cidadão perde o direito de receber o pagamento do programa Bolsa Família.

Pente-fino do governo para exclusão de beneficiários do Bolsa Família

Desde o ano passado, o governo federal está fazendo um “pente-fino” (revisão cadastral) no CadÚnico, a fim de excluir aqueles que estão recebendo o Bolsa Família indevidamente, seja porque informou valor falso da renda ou por estar com o endereço desatualizado.

Segundo Letícia Bartholo, secretária de avaliação, gestão da informação e Cadastro Único, os cidadãos que estão com os cadastros desatualizados desde 2016/2017 serão os primeiros convocados. “Quem não aparecer tem o beneficio bloqueado. Quem aparecer e ficar claro que a pessoa está fora dos critérios, não é unipessoal, sai imediatamente”, disse.

As famílias que forneceram dados pela última vez em 2018, 2019 ou 2020 serão convocadas em dezembro deste ano. Já as famílias que revisaram os dados do CadÚnico em 2021, serão convocadas em 2024.

Além disso, o governo também informou que irá realizar o repasse de verbas aos municípios, com o objetivo de contratar aproximadamente 12 mil funcionários novos. Os trabalhadores deverão visitar os domicílios dos beneficiários com 50 anos ou mais e portadores de deficiência.

De acordo com o ministro Wellington Dias, o objetivo é evitar preocupação, pois quando um processo gradativo, evita “tumulto de pessoas”.