Como o 5G mudará o mercado dos games? Seminário deve ser apresentado em Porto Alegre

O mercado de games do Brasil, considerado o maior do ramo na América Latina, pode crescer ainda mais com a chegada da nova tecnologia 5G. Para discutir a demanda o mercado e das empresas do meio, o Ministério das Comunicações (MCom) realizará, nesta quinta-feira (15), a segunda edição do Seminário 5.BR em Natal (RN). 

Com o tema  “A Era dos Games e as novas oportunidades de negócios”, os influenciadores digitais gamers Gordox (William Rodrigues) e Muca Muriçoca (Murilo Cervi) estarão presentes no seminário realizado no evento. 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), mais de mil estúdios produzem games no país, dentre estas produtoras de jogos para celular, computador ou consoles, realidade virtual e outros. Em 2018 o número de produtoras no ramo era de 375 empresas. 

Um levantamento realizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB) aponta um crescimento de 2,5% no público que afirma jogar. Este aumento faz com que o total de gamers no Brasil chegue a 74,5% da população. 

Em 2021, o faturamento do setor foi de R$11,8 bilhões no país, com previsão de aumento de 6% neste ano.

Com a internet de quinta geração, já presente em 15 capitais do país, os jogos situados em Cloud Gaming, que rodam na nuvem, devem se popularizar. Tal fato pode aumentar a aquisição de equipamentos que modifiquem a experiência no ambiente de jogos.

O seminário 5G.BR já foi realizado em São Paulo, local da primeira edição. Manaus, Brasília e Porto Alegre devem receber as próximas edições do evento.

Confira a programação do 5G.BR em Natal 

Local: HOTEL HOLIDAY INN

Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Bairro Lagoa Nova

  • 14h Credenciamento
  • 14h30 Abertura oficial
  • 15h Painel “5G, a chave para a nova era no universo digital”, apresentado por Marcelo Rodino
  • 15h40 Painel “A era dos games e as novas oportunidades de negócios”, apresentado por Muca Muriçoca e Gordox
  • 17h30 Encerramento