Como escrever uma redação nota mil no Enem: dicas de quem já conseguiu

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos se comprometem a escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Essa redação pode ser complexa para alguns estudantes, porém, há formas de diminuir a dificuldade dessa etapa do Enem.

Gabaritar a redação não é uma tarefa fácil e, por isso, poucos estudantes conquistam a nota mil. Para atingir essa nota é essencial seguir à risca o que é exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Por aqui, vamos expor algumas dicas de dois estudantes, Ana Alice Azevedo e Luiz Santos, que conseguiram gabaritar a redação no Enem. Veja mais!

Mas afinal, como gabaritar a redação no Enem?

Ambos os estudantes contam como fizeram para conseguir mil pontos na redação do Enem. 

“Saí da prova sabendo que tinha feito um bom texto, que tinha feito um bom trabalho. Eu estava bem feliz com o texto que tinha feito, estava esperando um bom resultado, mas não estava esperando a nota mil. Realmente foi algo bem surpreendente”, diz Santos, que é atualmente aluno de engenharia da computação na Universidade de São Paulo (USP).

Para a estudante Ana Alice, ex-aluna do PB Cursos, em Niterói, o grande segredo para obter um bom desempenho da redação é a prática semanal. Ela conta que escrevia uma redação por semana para se preparar para a prova.

“O diferencial foi a prática constante. Como eu fazia muita redação, já sabia na hora como fazer. O tema não foi uma surpresa muito grande, já tinha feito uma redação com tema parecido [durante os estudos], sabia como prosseguir”, diz.

Por outro lado, uma orientação do Inep é ler atentamente o que a redação está pedindo, evitando mudar o foco da redação. “Para alcançar bom desempenho na prova de redação do Enem, você deve, antes de escrever seu texto, fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado”, diz a cartilha.

Imagem: PA MEDIA / BBC NEWS