Como deve ficar o clima durante o verão em SC? Confira previsão

O verão em Santa Catarina, que inicia nesta sexta-feira, 22 de dezembro, promete ser intenso, com temperaturas acima da média e eventos climáticos extremos. Isso tudo é resultado do fenômeno El Niño, que deverá proporcionar meses mais quentes, especialmente em janeiro e fevereiro, com uma predominância de massas de ar quente.

Segundo a previsão da Epagri, a expectativa é de que haja dias consecutivos de alta temperatura, inclusive durante o período noturno. Entretanto, a estimativa é de que os volumes de chuva sejam menores em comparação ao mês anterior. Porém, apesar da diminuição nas chuvas, os temporais intensos continuarão acontecendo, com volumes expressivos em um curto espaço de tempo.

O que esperar do El Niño neste verão em Santa Catarina?

O El Niño intensifica o fenômeno típico do verão, em que o calor da tarde causa rápidas pancadas de chuva. Portanto, os catarinenses devem estar preparados para eventos extremos durante a estação, incluindo temporais com granizo e rajadas de vento. A passagem de frentes frias pela região litorânea também pode resultar em chuvas mais intensas, principalmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste do estado.

Para janeiro e fevereiro, a média mensal prevista de chuva é de 200 a 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e varia de 130 a 190 mm do Extremo Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.