Colheita da uva é oficialmente aberta em Porto Alegre; Veja

Ocorreu nesta terça-feira (10) o lançamento da 31ª Festa da Uva e Ameixa, no bairro Vila Nova, na propriedade do produtor Marco Antônio Balestrin. O evento marcou um ato simbólico de abertura da colheita de uva em Porto Alegre. A festa continuará ocorrendo nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, no bairro Belém Velho.

Estes eventos são organizados pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho. São esperadas 130 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa na safra atual.

Produtores de uva comercializam frutas no Largo Glênio Peres

O prefeito Sebastião Melo afirma que as parcerias devem ser reforçadas para manter o desenvolvimento da região. Segundo o secretário do Estado de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, a agricultura familiar e o agronegócio são as fundações do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, que possuí uma zona rural de 8 mil hectares e 500 famílias produtoras.

Os produtores irão comercializar as frutas no Largo Glênio Peres. O ponto servirá para a comercialização de diversos tipos de uva e ameixa no centro da capital, junto ao Mercado Público. De acordo com determinação do prefeito, outros locais da cidade serão avaliados para a instalação de novos pontos de comércio.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o evento contou com participação do diretor de Articulação Institucional da SMGOV, Djedah Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier, o técnico do escritório municipal de Porto Alegre da Emater, Luís Paulo Viera, vereadores Idenir Cecchim e Márcio Bins Ely, conselheiros do Orçamento Participativo das regiões Centro-Sul e Glória, além de produtores rurais da região.