CNH gratuita? Veja ótima notícia que anima os brasileiros

Conheça mais sobre o projeto de lei que traz o benefício da carteira de motorista gratuita e acessível aos cidadãos de baixa renda do país!

O Projeto de Lei 3965/21, fornece a cidadãos de baixa renda, acesso a carteira de habilitação (CNH) de forma gratuita. Este projeto de lei foi aprovado semana passada pela Câmara dos Deputados.

Além disso, para que a pessoa tenha acesso à CNH gratuita, ela deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), para os programas sociais do Governo Federal.

A proposta visa dar suporte e tornar o acesso à CNH gratuito e de forma rápida. A importância do documento está nas oportunidades de empregos que são oferecidas apenas para quem tem CNH.

Antes do projeto, o acesso era limitado e poucas pessoas de baixa renda possuíam o documento, em decorrência do seu alto custo inicial.

Como é o projeto de lei da CNH?

De acordo com o PL, o dinheiro deve ser retirado das multas de condutores, devendo ser destinado ao acesso de CNH para a população fragilizada do país. Sendo assim, as pessoas de baixa renda não deverão arcar com nenhum custo que envolve a retirada do documento e autoescola.

Com isso, o deputado José Guimarães afirma que a cada ano, o procedimento para a emissão da CNH está cada vez mais cara, tornando-se inacessível para a maior parcela da população brasileira. 

Dessa forma, com o projeto aprovado, uma imensa quantidade de pessoas poderão usufruir deste benefício. No entanto, o processo de gratuidade da CNH poderá ser anulado caso o motorista cometa crimes de condução automotor ou tenha o direito de dirigir suspenso.

Carteira de motorista traz inúmeros benefícios aos brasileiros

É essencial reconhecer a importância da CNH atualmente no país, podendo trazer para os cidadãos mais oportunidades de emprego e combater diretamente a enorme desigualdade social enfrentada pelos brasileiros de baixa renda.

Com isso, a apresentação do projeto é de extrema importância para que essa parcela da população tenha acesso a carteira de motorista gratuita.

Foto: Maicon Hinrichsen / Secom / Arquivo