Cidade mais rápida do Brasil para se abrir uma empresa é de Santa Catarina

Se você está pensando em abrir um negócio e precisa que isso ocorra logo, Xaxim, no Oeste catarinense, pode ser o lugar certo. Durante o debate do Super 17, ciclo de seminários para comemorar os 17 anos do Grupo ND realizado na última quinta-feira (26), o diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro, revelou que a cidade é a mais rápida para se abrir uma empresa.

No evento, realizado em Florianópolis, Luc Pinheiro disse que Santa Catarina conta com cinco das cidades mais rápidas do Brasil para dar início à uma empresa. Ele também revelou que dos 295 municípios do Estado, 100 permitem que os empreendedores comecem um negócio em menos de um dia.

O ciclo de seminários que abordaram objetivos ligados ao Fórum 2050, foi promovido no ano em que o Jornal ND completa 17 anos.

Diretor da Sebrae fala sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores de Santa Catarina

Durante o seminário, Pinheiro também falou sobre o bom desempenho de Santa Catarina e listou uma série de medidas que considera essenciais para facilitar a ação de micro, pequenos e médios empreendedores no Estado, como a facilitação na legislação e a necessidade de orientação à categoria em pequenos municípios.

Para ele, o principal ponto é a adoção da autodeclaração, medida necessária para que o microempreendedor não passe meses esperando as fiscalizações do poder público. “Precisamos a acreditar que quem vai empreender, empreenderá certo. Depois será fiscalizado e, se estiver errado, [o empreendedor] será punido”, disse.

Além desta medida, o diretor de operações do Sebrae também defende a criação de salas de orientação aos empreendedores, a exemplo da Casa do Empreendedor em Florianópolis.“Há hoje cerca de 600 mil microempreendedores e cerca de um terço está com problemas de regularização fiscal”, destaca Pinheiro, que associa os problemas a dificuldades burocráticas.

As informações são do ND+.

Imagem: Divulgação / Secom / Governo de Santa Catarina