Cidade gaúcha emite alerta sobre surto de gripe aviária

Recentemente, a Administração Municipal de uma cidade gaúcha, por meio do Departamento de Agricultura, alertou a população sobre surto do H5N1, vírus mais conhecido como a gripe aviária, que tem afetado países vizinhos. Além de afetar aves, a doença também pode afetar a população.

A Administração Municipal de Dois Irmãos, a cidade em questão, alerta àqueles que são proprietários de plantéis sobre os principais sintomas que as aves infectadas pela doença podem apresentar: dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia; ou alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.

Os sintomas em um humanos não são muito diferentes. Pessoas infectadas podem apresentar febre, dores pelo corpo, coriza, tosse e inflamações na garganta e na mucosa nasal. Em alguns casos, o indivíduo pode apresentar náusea, vômito, diarreia e dificuldade respiratória.

Atividades com aves são suspensas devido a gripe aviária

Além de Dois Irmãos, todo o estado do Rio Grande do Sul está preocupado com o possível surto de gripe aviária. Por esse motivo, desde o dia 17 de fevereiro, todos os eventos do estado que envolves aves e encontros entre os criadores das mesmas, estão suspensos por 90 dias.

“A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, emitida de forma conjunta entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como forma preventiva à gripe aviária”, cita a pasta.

Situação continua crítica nos Estados Unidos

O atual surto de gripe aviária teve início nos Estados Unidos, afetando mais de 58 milhões de aves. Além disso, a doença também tem afetado raposas, ursos, guaxinins, entre outros mamíferos.

Apesar dos especialistas dizerem que as chances de uma pandemia são baixas, funcionários do Departamento Federal de Agricultura começaram a testar vacinas para aves e têm tido discussões sobre um programa de vacinação, que deverá ter início nos Estados Unidos.