Cidade dos ETs? Município de SC registrou estranhos desenhos em plantações supostamente feito por alienígenas

São muitos os mistérios envolvidos na suposta existência de ETs e de suas visitas ao planeta Terra, inclusive em cidades brasileiras, como Ipuaçu, localizada em Santa Catarina.

O município catarinense é conhecido por seu histórico com agroglifos, figuras geométricas que costumam aparecer em plantações de trigo, milho e pastagem. Sua história com esses estranhos e surpreendentes desenhos começou em 2008, em Toldo Velho, e sua origem não foi descoberta até hoje.

Aparições de imagens misteriosas em Ipuaçu

Era dia 9 de novembro 2008 quando os primeiros círculos supostamente feitos por ETs surgiram em Toldo Velho. As figuras tinham 19 metros de diâmetro localizados há 25 metros do asfalto.

De acordo com o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

Foi nesta época, que o boato de que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam feito uma visita à cidade surgiu. Moradores relatam que viram uma luz no céu e uma nave se aproximando.

Agroglifo é registrado em Ipuaçu em 2023

A última aparição de um agroglifo em Ipuaçu aconteceu em setembro de 2023. No dia 22 daquele mês, uma figura estranha apareceu mais uma vez em uma plantação de trigo. Não se sabe ao certo a origem das imagens que apareceram em 2008 e em outros anos, mas de acordo com o ufólogo Luiz Prestes, esta última é claramente falsa e tem “sinais claros de ação humana”.

Prestes, diz que os agroglifos reais são formas geométricas perfeitas, que surgem a partir do achatamento das plantas. “As plantas estão quebradas, desalinhadas. Os desenhos geométricos estão desalinhados e tortos. E neste há sinais de pegadas”, informou.

Para a ufologia, esse fenômeno é obra de extraterrestres.

Quais seriam as outras hipóteses?

Apesar de muitos acreditaram na ação de ETs, alguns especialistas explicam o que pode fazer com que essas figuras estranhas apareçam em plantações.

De acordo com servidor da Epagri/Ciram Sydney Kavalco, simples objetos conseguem amassar as plantas. “Existem equipamentos que podem amassar o trigo dessa forma. A grande questão é porque não deixa rastro, como é que entra na lavoura”, diz.

O professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também diz que essas figuras podem ser feitas de forma “bastante simples”, e que “as pegadas são facilmente desfeitas” por quem faz, que também pode andar “pelas próprias riscas”

Para Adolfo, estas marcas não são feitas por ETs. “Uma corda comprida, uma tábua bem lisa e duas pessoas fazem aquilo. Um fica segurando na ponta da corda e outro caminha, fazendo o círculo do tamanho que quiser”, comenta.

Não se sabe ao certo como e porque essas figuras surgem em plantações. O mistério por trás de tudo isso é grande, e muitos acreditam que os ETs realmente são os autores destas obras.

Imagem: Tiago Kosinski/Divulgação