Cidade do RS vai ganhar novo hospital

O Hospital Parque Belém, fechado há seis anos na capital Porto Alegre, foi comprado pela Associação Hospitalar Vila Nova. Os novo donos pretendem reabri o espaço na zona sul de Porto alegre em até um mês.

A aquisição aconteceu por meio de um leilão realizado na tarde da segunda-feira (27). Estavam aptos à lance o edifício e três hectares em seu entorno que foram arrematados por R$ 17,6 milhões.

O diretor do Vila Nova, Dirceu Dal’ Molin, reforçou a necessidade da instituição receber recursos do município, estado e União. A estrutura erguida em 1940 deve oferecer tratamentos clínicos e psiquiátricos ao longo de seus 150 leitos. Todos os serviços seram oferecidos pelo SUS ou por cotas de convênios.

“Em 30 dias queremos reabrir com algumas coisas já. O hospital tem muito potencial, a cidade está com postos lotados, emergências lotadas, e precisando de leitos. Será a nossa grande contribuição para Porto Alegre”, celebrou Dal’ Molin ao portal GZH.

Os problemas mais severos da estrutura estão na fiação elétrica, pintura e roçada, com estimativa semelhante ao valor despendido na compra pela associação.

Vida nova

Até o encerramento completo das atividades em 2017, motivados pela ausência de fluxo de caixa para manter as atividades e as contas em dia, o complexo estava sob administração da Associação Sanatório Belém.

O CNPJ que está sendo preparado para o novo local não mantém nenhum vínculo com a mantenedora anterior. Sinos de Belém será a nova marca da instituição. O diretor afirmou esperar que sempre que um paciente receba alta, ele possa tocar um sininho.

Referindo-se à Deus, o diretor esclareceu o objetivo: “Para dar um caráter religioso. A gente vai ter um sino na saída do hospital, e quando as pessoas tiverem alta, curadas, vão bater o sino e agradecer o poderoso lá de cima”.

Nas cidades de Guaíba, Camaquã, Taquara, Charqueadas, Campo Bom, Caçapava do Sul e Santo Antônio da Patrulha, a mesma associação administra várias instituições filantrópicas ou de serviços integralmente ofertados pelo SUS.