Cidade do RS tem a origem de um assassinato; entenda

Uma cidade do Rio Grande do Sul tem o seu nome originado de um assassinato. O município de Segredo, localizado na região centro oeste do estado, no Vale do Rio Pardo, tem a história do seu nome ligada ao assassinato de um proprietário de terras.

O caso ocorreu em fevereiro de 1881 – Abel Batista da Silva, proprietário de diversas terras na região e casado com Maria Francisca da Silva, foi assassinado a golpes de machado. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Cidade do Rio Grande do Sul teve o nome originado em um assassinato

O assassinato de Abel Batista da Silva ocorreu em 1881. Ele foi morto a machadadas por seu empregado, Salvador Carvalho, e um escravo, chamado Benjamim. O crime ocorreu em um paiol onde hoje se encontra o campo de futebol do Internacional da Sede.

Os autores do crime descartaram o corpo no arroio logo abaixo do local. Foi apenas alguns dias depois que o cadáver foi encontrado, por alguns pescadores que passavam pela área. Apesar de Salvador e Benjamim terem sido condenados, o motivo do crime nunca foi descoberto. No entanto, há uma suspeita que existia um caso entre Maria Francisca da Silva e Salvador.

Ao fim, por conta do mistério ao redor do assassinato, o arroio onde o cadáver foi encontrado ficou conhecido como “Arroio Segredo”, dando origem ao nome da cidade.

Segredo faz divisa ao norte com Tunas, a Leste com Lagoão, a oeste com Arroio do Tigre e ao sul com Sobradinho e Passa Sete. A cidade é dividida em quatro distritos: Bela Vista, Tamanduá, Serrinha Velha e Sede.

Sua área é de 247,739 km². A população é de 7.158 habitantes e a densidade demográfica 28,93 hab/km². A fonte é do portal da Prefeitura Municipal de Segredo, segundo dados do IBGE 2010.

Imagem: Reprodução / Prefeitura Municipal de Segredo